kshatriya-rgb_logotipo-vertical-laranja.
 

Sobre o Yoga

Nos seus primórdios, nos clãs védicos, servia para que os guerreiros e os artífices encontrassem a sua verdade interior, os seus dons e vocação. No início,  os artesãos e guerreiros pertenciam ao mesmo grupo social, os vaychias e era a estes que estavam entregues tanto a arte da guerra e administração como a da construção de armas e de outros objectos necessários para o dia-a-dia da comunidade. Mais tarde terá havido a necessidade de haver uma separação. No entanto a necessidade de encontrar a vocação interna era partilhada. Tratavam-se de técnicas ritualísticas, iniciáticas com ligação às forças da natureza. Estas técnicas de encontro da verdade do coração estão na origem do que mais tarde se tornará na filosofia do Yoga. Os kshatriyas, guerreiros, têm estado sempre ligados ao desenvolvimento desta filosofia. Hoje a história do Yoga está um tanto omissa, muito devido à sua generalização, ocidentalização. Assim reconhecendo esse fenómeno, a busca pelas origens desta filosofia milenar é hoje um movimento global, do qual tenho gosto em fazer parte.

Astrologia Evolutiva

A astrologia evolutiva permite-nos entender o mapa da nossa alma para a nossa evolução. Os astros possuem uma carga simbólica cultivada pelos nossos antepassados ao longo de milhares de anos, cujo simbolismo nos influencia através do nosso inconsciente coletivo. Ao olharmos para o mapa astral evolutivo estamos a olhar para como o nosso inconsciente nos está a influenciar e com que propósito.

Sou praticante de Astrologia Evolutiva e faço leituras de Mapa Natal, Mapa de Casal, Mapa de Pais e Filhos e Trânsitos. Desde janeiro de 2021 que tenho uma rubrica mensal na Revista Online da Máxima com as previsões mensais. 

 

astrology-993127_1920.jpg
 

Sobre mim

Comecei a praticar Hatha Yoga na minha adolescência, numa procura de trabalho interior, muito virado para a cura e para o desenvolvimento espiritual. Conheci diferentes professores e em 2012 começo a minha formação enquanto instrutora, que durará dois anos, no Yoga Ashram de Carcavelos, orientada pelo professor João Paulo Dias, sendo ele certificado pela Yoga Alliance. Foi neste percurso que conheci o professor Carlos Eduardo Barbosa Gonzalez, investigador da Cultura Sânscrita, com quem fiz formação de Introdução ao sânscrito, História e Literatura do Yoga, Mitologia dos Asanas, Meditação Yogui e de Introdução aos Sutras de Patanjali.  Dou aulas desde Fevereiro de 2015 e é com grande gosto que cumpro o desafio de transmitir não só a prática moderna do Hatha Yoga como os conceitos base da prática tradicional no sentido de encontrar e fortalecer o que é a nossa natureza essencial.

No início de 2017 comecei a ter aulas de Iyengar Yoga com a professora Ana Ramos no Centro Upaya. Em Setembro de 2018 comecei um Curso de Estudos Avançados de Iyengar Yoga com o professor Billy Konrad, formação que terá a duração de três anos.

Para além do Hatha Yoga sou uma apaixonada pela meditação da Atenção Plena, ligada à tradição budista. Sou praticante desde 2004, praticando de forma mais assídua desde 2007 e tem sido um dos pilares do meu crescimento interior, que tenho todo o gosto em partilhar com os meus alunos e amigos. Desde 2014 que frequento o Centro Upaya tornando-se o núcleo central da minha prática com o professor Gonçalo Pereira, mais conhecido como Sagarapriya. Em Abril de 2020 tirei o curso intensivo de de professores de MBSR pelo Instintuto de Mindful de San Diego, da Universidade de Columbia (UC San Diego Center for Mindfulness).

Ligada à Astrologia convencional desde muito nova, foi a Astrologia Evolutiva que mais me cativou. Tem sido um intrumento de evolução pessoal presente na minha vida desde 2009, se é que consigo demarcar com esta exatidão. Em 2019 começo a estudar Astrologia Evolutiva com a Astróloga Kim Marie Weimer, com quem continuo a prosseguir os meus estudos. A Astrologia é um mundo, estudá-la uma vida. A experiência directa com as diferentes pessoas às quais tenho aconselhado através do mapa astral, permite-me entender a variedade e multitude de expressões dos arquétipos. Cada pessoa é um microcosmo, um universo.

É com grande amizade e respeito que honro os professores (as) aqui mencionados (as).

 
 

Contacto